terça-feira, 25 de setembro de 2007

Prefeitura entrega equipamentos para o plantão de urgência


Na manhã do dia 17 de setembro, o prefeito Guido Hoff e a secretária Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Márcia Back, entregaram um eletrocardiógrafo e um ventilador pulmonar de transporte para o plantão de urgência junto ao Hospital Vera Cruz. Profissionais da equipe médica e estagiários presenciaram a entrega dos equipamentos e já receberam instruções de uso e manutenção. Os equipamentos foram adquiridos pelo Município com recursos de repasse da união – PAB fixo – para atendimento básico.

Conforme a secretária Márcia, até então era utilizado o eletrocardiógrafo da Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész para os pacientes atendidos no plantão. “Só que o aparelho estragou e, em função da demanda, também de pacientes atendidos nos postos de saúde, sentimos a necessidade de adquirir um novo aparelho”, afirma. A partir de agora os pacientes que têm exames de eletrocardiograma marcados e estão na lista de espera podem agendar data com a enfermeira Sabrina, pelo telefone 3718-1800.

A aquisição do ventilador pulmonar móvel foi outro pedido atendido pela Secretaria Municipal de Saúde. A Secretária da pasta explica que quando um paciente era entubado e necessitava de assistência era utilizado um aparelho alternativo, o “ambu”. Por ser manual, o aparelho não é tão preciso. O novo equipamento, automático e para utilização em casos de remoção e transporte de pacientes, qualificará o atendimento médico. “A aquisição deste equipamento é muito importante e vai ajudar a salvar muitas vidas”, finaliza a Secretária de Saúde.