sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Vera Cruz, cidade de pés firmes na tradição e olhar voltado para o futuro



O crescimento da agricultura e pecuária, a expansão industrial e da prestação de serviços, a solidificação do comércio, o avanço imobiliário, a valorização da cultura e da história e o incremento verificado em diferentes segmentos atestam que Vera Cruz está progredindo. No entanto, nenhum desses indicativos merece ser mais comemorado do que o crescimento da qualidade de vida. É assim que é Vera Cruz, uma terra que cultiva suas raízes ao mesmo tempo em que semeia o amanhã.

Para o prefeito, Guido Hoff, o crescimento da cidade e do interior acontece de forma organizada, com a participação da comunidade nas decisões, por meio de projetos e metas. Fator que contribui nesse sentido é a localização privilegiada. Distante 160 quilômetros da Capital, as tradicionais rodovias de acesso são a RST 287 e a RS 409.

A base da economia é a agricultura. Vera Cruz possui micro climas e solos favoráveis. Motivo pelo qual aposta na diversificação. A fumicultura está no topo no que se refere à área plantada. Em seguida aparece o cultivo de arroz e de milho. Além de agroindústrias e associações familiares dedicadas à produção de derivados da cana-de-açúcar, aipim pré-cozido, mel, rapaduras, leite, licores, cachaça artesanal, o município reserva espaço destacado também à piscicultura, fruticultura e aos hortigranjeiros, inclusive no ramo de ecológicos.

A indústria detém a liderança no ranking de geração de valor adicionado. Por outro lado, não há como pensar em desenvolvimento sem estrutura educacional e de saúde.

Formada por escolas das redes municipal, estadual e particular, a estrutura educacional evoluiu em diferentes aspectos, principalmente no que se refere à ampliação de espaços físicos, materiais relacionados e transporte escolar. A didática-pedagógica é favorecida por prédios adequados, equipamentos diversificados e instrumentalização e qualificação dos profissionais que atuam no setor. Só na rede municipal estão matriculados 1.966 alunos, além de outros 225 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Do seu orçamento, Vera Cruz aplica mais de 21% em saúde. O município tem atuação destacada em projetos sociais e de atenção à saúde. Neste ano o bairro São Francisco ganhará uma estação de tratamento de esgoto, além de 86 casas populares. Outros exemplos de busca da qualidade de vida são o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Centro Educacional, Assistencial e Recreativo e da Criança e do Adolescente (Cearca), Primeira Infância Melhor (PIM), duas unidades do Programa de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde em praticamente todo o município. A estrutura de saúde conta com o Hospital Vera Cruz, quatro postos de saúde no interior, um posto central, posto Centro de Atendimento em Saúde Mental e posto Centro de Atendimento Odontológico. Saúde favorecida significa população que luta pela continuidade do progresso.