quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Vera Cruz tem Sala de Cinema


O sonho se concretizou. Vera Cruz já tem uma sala de cinema. Inaugurada na noite de 26 de setembro, com a exibição de um documentário sobre a história de Vera Cruz, a Sala de Cinema alternativa foi uma conquista obtida pelo Departamento Municipal de Cultura, que teve seu projeto selecionado no Programa de Implantação de Pontos de Difusão Digital, do Ministério da Cultura. Os equipamentos de projeção, com tela de 200 polegadas -, sonorização, cabos e acessórios para a montagem da sala, somam cerca de R$ 20 mil enviados ao município gratuitamente. E estão disponibilizados em um espaço anexo ao Departamento Municipal de Cultura (antigo prédio Dimon). As sessões de filmes serão gratuitas e começam a ser exibidas na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro.

Diversificar as ações culturais e garantir o amplo e irrestrito acesso da comunidade as mais diversas formas de expressão artística, permitindo que as pessoas possam mostrar o que estão fazendo ou intensificar a produção de trabalhos cinematográficos em Vera Cruz e região, sem deixar de acompanhar os lançamentos do cinema nacional e americano, são objetivos da Sala de Cinema alternativa. “Esperamos que seja um veículo de transformação. Não um elefante branco para olhar e achar bonito. É um espaço para a comunidade”, disse a coordenadora de Cultura, Marli Silveira.

O roteiro dos filmes para o mês de outubro já está pré-definido. A idéia é que cada filme esteja em ‘cartaz’ quinzenalmente. Nas quintas-feiras, no turno da manhã e tarde, o objetivo é que as sessões sejam voltadas para as escolas, que devem fazer o agendamento. Os filmes infantis propostos são Wallace e Gromit: A batalha dos vegetais e Labirinto, a magia do tempo. E nas sextas-feiras haverá uma sessão matine à tardinha e um sessão para adultos à noite, com os filmes A vida é bela e Trilogia – Piratas do Caribe. Mas durante o mês de outubro ainda devem ser programadas mais sessões, principalmente infantis, em alusão ao Dia da Criança. Marli explica que de acordo com a demanda e sugestões de filmes o número de sessões poderá sem ampliado. Também é intenção utilizar o espaço como suporte pedagógico.



O vice-prefeito, Liro Vollbrecht, elogiou o empenho da equipe do Departamento de Cultura, e também lembrou da Secretaria de Educação, por contemplar o município com projetos implantados com recursos externos. “Entendemos como nossa missão apoiar iniciativas como essa, ferramentas de transformação e enriquecimento cultural da nossa comunidade vera-cruzense”, ressaltou Vollbrecht. O objetivo agora é que o espaço seja ocupado pela comunidade, de maneira totalmente gratuita, fazendo da sala de cinema alternativa um espaço de lazer, desenvolvimento e também de suporte pedagógico.

O SONHO - O sonho de ter um espaço, uma sala de cinema, surgiu em 2006, quando o Departamento Municipal de Cultura lançou o projeto Cine Volante. O Cine Volante tem como objetivo levar para as mais diversas localidades do município sessões de filmes e documentários. É um projeto alternativo em que o solicitante da sessão, escola ou entidade oferece a sala para a exibição do filme, garantindo o acesso da comunidade, e aí entra uma parceria com o Departamento e o serviço de sonorização e mídia.
Foi em julho de 2006 que o Departamento de Cultura inscreveu o Município no Programa de Implantação de Pontos de Difusão Digital, do Ministério da Cultura.
A notícia da seleção do projeto veio no primeiro trimestre de 2007. A partir de então começaram a chegar os equipamentos.

A primeira intenção foi locar uma sala, mas devido aos custos financeiros, um remanejamento interno nas dependências do Departamento Municipal de Cultura possibilitou a instalação da sala de cinema alternativa nas dependências do Departamento. Com a parceria da Câmara de Vereadores, que cedeu recursos, foram adquiridos 50 lugares. A sala foi adaptada, com os lugares bem dispostos e inclusive um ar condicionado, sendo um espaço adequado e qualificado para receber a comunidade.